29 de julho de 2008

Perdendo o juízo...

Sobre minha exodontia dos terceiros molares superiores ou extração do sisos, se assim você preferir.

       Quarenta minutos. Ou nem isso, foi mais ou menos esse o tempo que levei para perder, agora por completo, o juízo. Afinal muita gente diz que o dente do siso é o "famoso" dente do juízo.

A consulta estava marcada para as 14h. Cheguei uns dois ou três minutos depois. Aguardei na ampla recepção, onde pacientes de outros médicos também esperavam. Alguns a ler revistas, que não sei por que sempre são revistas velhas e de fofocas. Eu gostaria sinceramente de saber por que causa motivo e razão qualquer consultório médico por aí só tem revista velha. É um mistério isso... Tipo umas "Caras" de dois, três anos atrás, da época de Deborah Secco estava com Falcão, que Eliana ainda era casada com o bonitão, ops quer dizer, sorveteiro/cozinheiro do Edu Guedes. Ou ainda umas "Tititi's" com os capítulos finais de "Esperança", mas enfim voltemos ao assunto.

Esperei por volta de dez minutos enquanto assistia o gordo André Marques apresentando VídeoShow (que aliás era muito melhor com Miguel Falabella).

O consultório fica no segundo andar de uma casa ampla e arejada.

Cheguei e já fui direto para a cadeira. A dra. Purnima Prakki (é isso mesmo o nome dela não tá errado não) preferiu fazer a cirurgia em pé.

Três picadinhas da anestesia em cima do lado direito, e mais uma embaixo para poder cortar uma parte de uma pele que cresceu mais que o necessário depois que extrai os sisos inferiores. Três do lado esquerdo também. Na verdade nem senti a anestesia. Senti uns minutinhos depois quando começou a fazer efeito e comecei a babar feito um São Bernardo.

Primeiro ela fez o corte da pele na parte inferior visto que era mais simples. Corte feito, suturas também, partimos, na verdade ela partiu, eu estava deitadona na cadeira, para a extração do "terceiro molar superior direito". Força daqui, força de lá, troca de aparelho daqui, pede pra fechar um pouco a boca de lá e pronto! Lá se foi o primeiro.

Foi aí que me dei conta que para ser dentista, pelo menos nesse caso, é preciso de força física. Sério, apesar de anestesiada deu pra sentir a força empregada.

A dra. Purnima suturou e colocou gaze para estancar um pouco o sangramento. Uns três minutos depois partimos para a segunda parte: a extração do outro dente.

Esse foi mais rápido. Mas eu senti um pouco mais. Meus dentes são pequenos (e bonitos segundo a doutora) o que dificulta um pouco a operação. Sutura feita e gaze para estancar os dois lados.

O pós operatório é relativamente simples:

  1. Evitar alimentos duros e quentes;
  2. Evitar esforços físicos por uns três dias (ou seja academia amanhã nem pensar);
  3. Decadron de oito em oito horas (é um anti-inflamatório que deve ser tomado 1 hora antes da cirurgia também);
  4. Evitar o sol
  5. E finalmente voltar no consultório na próxima semana para fazer um acompanhamento, ver se a cicatrização está ok.

A dra. Purnima também disse que é provável que ocorra sangramento até amanhã, mas nada muito abundante. Realmente quando extrai os inferiores há um bom tempo atrás o sangramento demora para acabar mas não é intenso, é questão de não ficar cuspindo muito, ou lavando para que o coágulo possa se formar.

Agora são 20h, a anestesia já passou e não sinto dores. Tomei um comprimido de Decadron 4mg às 16h e até agora não senti necessidade de tomar analgésico. Já tomei um suco bem gelado (medo da minha laringite voltar) e umas 4 ou 5 bolas de sorvete de creme.

Encontrei uma dicas legais em outro blog, escrito em português de Portugal, o Dentaria.

Perdi o juízo, agora por completo. E mesmo assim ainda me sinto bem!

 

Compartilhe :

 

6 comentários:

  1. não animei tomar sorvete, mas é sempre uma boa desculpa..rs
    pra dar "sustânça na pança", tive que toamr umas sopas frias, uó.

    no mais, se vc nao fizer levantamento de peso nem comer pé-de-moleque ocorre tudo bem.
    =P


    Emily
    www.semquerersaiu.com.br

    ResponderExcluir
  2. voce nao vai na academia mas ainda pode emagrecer =D

    Comendo só papinha de nenem ausihduiahduia

    e tenho que tirar o meu.(y)
    u_u' que ja nasceu e ta quase criado.

    ResponderExcluir
  3. ao menos vai ganhar uma moeda da fada dos dentes :D

    ResponderExcluir
  4. Adoro os teus posts..Tu é critica em tudo o q escreves...

    Não é de agora q eu venho aqui...
    Adoro os teus comentários...

    =*****

    ResponderExcluir
  5. Acabei de tirar o meu. Foi rápido e pra suturar, também; de dor, bem pouquinha, nada do outro mundo. O especialista brincou comigo e disse: pronto, agora pode levar esse dente pra casa e fazer um vudu com ele, se quiser . . . rsrsrs . . Este não te incomoda mais.

    ResponderExcluir
  6. Eu extrai o siso a dois dias <ainda doi estou tomando amoxicilina de 8 em 8 horas,nao sei pq ta doendo tanto qndo extrai o outro nao senti nada e nem precisei de remedios!!!!!!

    ResponderExcluir